Membros do CBH Manhuaçu se reúnem pela primeira vez em Taparuba


4 ago/2017

Dando continuidade às reuniões itinerantes do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), foi realizada, no dia 1º de agosto, a 35º reunião ordinária do colegiado, na sede da Prefeitura de Taparuba/MG. Essa foi a primeira vez que o comitê se reuniu na cidade. O encontro foi aberto pelo prefeito, Joaquim do Ciel, que agradeceu a presença e todos e colocou o município à disposição do Comitê de Bacia.

O atual presidente do comitê, Senisi Rocha, apresentou relatos sobre a participação do CBH no 47º Congresso Nacional de Saneamento da ASSAMAE, realizado em Campinas, no mês de junho. “Na oportunidade, os membros dos colegiados puderam acompanhar painéis com temas diversos, como os 20 anos da Lei das Águas e os 10 anos da Lei do Saneamento. Conseguimos apresentar, também, a experiência da Bacia do Rio Doce no financiamento de mais de 150 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água”, comentou Senisi.

Também coube ao presidente Senisi Rocha esclarecer dúvidas sobre a atuação da Fundação Renova nas ações de recuperação e mitigação dos impactos causados à Bacia do Rio Doce após o rompimento da barragem de rejeitos em. Senisi, que é membro do Conselho Consultivo da Fundação, explicou a importância da participação do comitê no conselho para dar ainda mais força nas ações em prol da recuperação da bacia.

Outro relato apresentado foi sobre a participação dos conselheiros do CBH Manhuaçu na II Romaria das Águas e da Terra, realizada em Caratinga, no mês junho. Este ano, o evento teve como tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e como lema “Povos, terras e águas clamam por justiça”.

Para finalizar o encontro, além de esclarecimentos sobre as próximas etapas do processo eleitoral, foi aprovada pela plenária a indicação do conselheiro Josimar Moura Veiga, representante da prefeitura de Manhumirim, como novo membro da Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Além disso, foram indicados os conselheiros que irão representar o comitê na próxima reunião do Fórum Mineiro de CBHs e no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, atividades que serão realizadas nos meses de agosto e outubro, respectivamente.