Seminário de Saneamento do CBH-Manhuaçu será realizado em setembro


24 ago/2015

O Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu) e o Instituto BioAtlântica (IBIO – AGB Doce) realizam, nessa quinta feira, 03/09, em Manhuaçu, a primeira etapa do seminário de saneamento do CBH. O evento tem como objetivoidentificar demandas de saneamento e de critérios para aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Doce, em apoio aos municípios para ações relacionadas aos serviços de abastecimento de água (SAA) e esgotamento sanitário (SES).

Além do município anfitrião, participam da primeira rodada de debates, que será realizada na Câmara de Vereadores de Manhuaçu, representantes dos municípios de Chalé, Durandé, Luisburgo, Martins Soares, Reduto, São José do Mantimento e Simonésia, cujos PMSBs foram elaborados através de recursos da cobrança pelo uso da água. Aimorés, Alto Jequitibá, Alvarenga, Lajinha, Manhumirim, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu, que utilizaram outras fontes recursos para elaboração dos planos de saneamento, também estarão presentes.

SANEMANETO NA BACIA DO RIO DOCE  

As demandas identificadas nos seminários servirão de subsídio para as discussões sobre saneamento nos comitês de bacias hidrográficas, a fim de orientar os municípios quanto à tomada decisões na busca de recursos e financiamentos para suas ações prioritárias em serviços de água e esgoto.

O diálogo sobre saneamento na bacia do rio Doce terá prosseguimento no primeiro semestre de 2016, quando novas rodadas de seminários serão realizadas. Aqueles municípios que concluírem seus PMSBs, além daqueles já contemplados na primeira rodada, também terão a oportunidade de apresentar suas experiências e demandas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

8h00-8h30 – Inscrição e recepção dos convidados
8h30-9h00 – Abertura: Autoridades locais, representantes de órgãos gestores, do CBH Doce e do CBH Manhuaçu
9h00-9h40 – Apresentação do IBIO-AGB DOCE e diálogo sobre os objetivos do evento, metodologia e resultados esperados
9h40-12h30 – Apresentação dos municípios: ações para o Sistema de Abastecimento de Água (SAS) e Sistema de Esgotamento Sanitário (SES)
12h30-14h00 – Almoço
14h00-16h00 – Continuidade das apresentações
16h00-16h20 – Intervalo
16h20-17h00 – Continuidade das apresentações
17h00-18h00 – Síntese das apresentações –  Resgate de propostas para critérios de investimentos com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água
18h00-18h30 – Avaliação e encerramento

Para mais informações acesse o documento abaixo:

Orientações Seminário Saneamento

Roteiro para apresentação dos municípios