ALTO CAPARAÓ SEDIA ASSEMBLEIA DO CBH MANHUAÇU


15 mar/2019

Com uma grande participação dos seus membros e de visitantes, o CBH Manhuaçu – Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu – realizou, pela primeira vez, na cidade de Alto Caparaó, uma assembléia, nesta última sexta-feira, 15. O Prefeito José Gomes e sua Vice Alcineia Pinheiro, além do presidente da Câmara, vereador José Carlos Lovantino, prestigiaram a abertura do encontro, que contou ainda com as presenças dos diretores do CBH, Senisi Rocha – presidente, Genilson Tadeu – vice, Isaura Paixão – secretária, e Flávia Dias – secretária adjunta.

O presidente Senisi Rocha destacou a parceria na continuidade do Movimento Todos Pelo Rio Doce, que cercará mais dezoito nascentes na Bacia do Rio Manhuaçu, no próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

Entre os principais assuntos abordados estiveram: a adequação do Regimento Interno à Deliberação Normativa nº 60 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, para fins de ajuste do prazo dos mandatos do Comitê; análise e aprovação do termo de referência para contratação da revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e elaboração da proposta de enquadramento, com a participação de Fabiano Henrique Alves, diretor técnico do IBIO; esclarecimentos sobre o atendimento da Agência de Bacia em 2019, pelo diretor geral do IBIO, Ricardo Valory; discussão do parecer ao processo de outorga da Pequena Central Hidrelétrica Sinceridade; relato sobre a reunião da CIEA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata; relato sobre o Seminário Técnico Comitê Iinterfederativo da Fundação Renova; e, a exposição do trabalho de construção de barraginhas no município de Mutum.

O presidente Senisi Rocha enalteceu o resultado positivo da reunião e a valorosa contribuição dos membros do CBH nos assuntos discutidos. O próximo encontro será em Durandé, no dia 4 de junho.

Senisi Rocha