CBH-Doce participa do 1º Simpósio de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos


8 dez/2022

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e da AGEDOCE participaram nesta quinta-feira, 01, do 1º Simpósio de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos do ProfÁgua, na Unifei, em Itabira.

Durante o evento, o presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, destacou a importância do comitê e quais atividades estão sendo desenvolvidas em prol do Rio Doce. Ele também mencionou a relevância da participação neste simpósio. “É importante essa parceria, uma vez que precisamos mostrar às universidades qual o nosso papel e nosso trabalho. Recentemente foi realizado o Encontro de Integração em parceria com a Univale e, agora, este convite só nos engrandece”.

O Diretor Presidente da AGEDOCE, André Marques, participou da mesa redonda sobre Segurança Hídrica e Qualidade da Água. Em sua fala, ressaltou a importância do simpósio e agradeceu o convite. “É muito importante participar de eventos desta magnitude, em que podemos levar informações sobre a qualidade e quantidade da água para as universidades. Ficamos lisonjeados em comparecer e explicar um pouco mais sobre o funcionamento da agência e o comitê”, disse.

Na ocasião, André apresentou o andamento dos programas que estão em execução. “Temos vários projetos em andamento, com intuito de melhorar e proteger o nosso rio. Estamos realizando o de Segurança Hídrica em 11 cidades, sendo 1 capixaba e 10 mineiras; o de Redução de Perdas no abastecimento Público de Água, que vamos assinar a parceria com os municípios selecionados para começar a atividade. Temos o Rio Vivo, que também já iniciou os trabalhos no CBH-Piracicaba e está em andamento em outros Comitês, como o Piranga, Caratinga e Santo Antônio.”, destacou, pontuando que todos os projetos são digitalizados e inseridos no SIGAWeb – Doce, plataforma que tem a função de coletar, tratar, armazenar, recuperar e produzir informações sobre recursos hídricos.

Em sua fala, o diretor-presidente também deu destaque à revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH). “O PIRH é o plano da bacia e contempla todas as ações e por meio dele gera o Manual Operativo, com planejamento financeiro para os próximos 20 anos”.

Considerando a presença dos alunos, o diretor-presidente informou que, em breve, 16 vagas de estágio serão disponibilizadas na Agedoce. Dessas, quatro serão destinadas à Unifei “É uma oportunidade boa para os estudantes, prevista no âmbito Escola de Projetos, programa em que os estagiários desenvolvem um projeto real, ou seja, participam, de forma efetiva e prática de todo o processo, representando um diferencial na formação.”, destacou.

 

Processo Eleitoral dos Comitês Mineiros

Aproveitando a oportunidade e presença de todos, Flamínio falou sobre a eleição dos comitês mineiros, cujas inscrições estão abertas até o dia 19 de dezembro. “Aproveito para destacar que quem faz parte de alguma instituição, em qualquer um dos segmentos, usuários, sociedade civil, das prefeituras e dos órgãos de Governo e tem interesse em participar do comitê, convido para compor o colegiado. Estamos precisando renovar os CBHs e esta é a oportunidade”, pontua.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente por e-mail, específico para cada CBH, conforme previsto no Edital que está disponível no link (clique aqui)

Para participar do Processo Eleitoral é necessário inscrever-se mediante preenchimento do Formulário de Inscrição e apresentar os documentos comprobatórios relacionados no Regulamento do Edital.