CBH MANHUAÇU PROMOVE CERCAMENTO DE NASCENTES NO DIA DA ÁGUA


22 mar/2019

Parceria com o Movimento Todos Pelo Rio Doce continua.

Como forma de celebra o Dia Mundial da Água voluntário realizaram cercamento de várias nascentes ao longo da Bacia do Rio Manhuaçu. A promoção foi do CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu – com o apoio do Movimento Todos Pelo Rio Doce e das comunidades locais.

O Movimento Todos Pelo Rio Doce, que visa proteger mil nascentes na Bacia do Rio Doce, fornece os materiais: mourões, arame e grampos. O Comitê realiza a articulação e mobilização para a execução das atividades por meio de seus membros e apoiadores. Alguns dados são aproveitados de cadastros de produtores feitos pelo Instituto Terra, há alguns anos, outros são colhidos por integrantes do CBH, que sensibilizam os proprietários e lideram a equipe para o trabalho.

Essa parceria entre o Movimento e o CBH resultou no isolamento de mais de 120 nascentes, em 2018. Agora, a ação vai compreender o cercamento de quase vinte olhos d’águas, envolvendo os municípios de São João do Manhuaçu, Ipanema, Durandé, São José do Mantimento e Vermelho Novo, com uma cerca cada, Reduto, Mutum e Lajinha, com duas, Alvarenga com três e quatro em Manhuaçu. Em alguns lugares, devido às chuvas, os mutirões foram adiados para próxima semana.

Membros do CBH Manhuaçu aproveitaram a oportunidade para realizar palestras educativas em salas de aulas ou no campo, próximo das nascentes. Até em municípios onde não houve cercamento foram promovidos trabalhos de educação ambiental motivados pelo Comitê.

O Movimento Todos Pelo Rio Doce foi inspirado na Campanha “Let’s Do It” (Vamos Fazer), realizada no dia três de maio de 2008, quando cinqüenta mil voluntários recolheram mais de dez mil toneladas de lixo na Estônia, deixando o país praticamente limpo. Os materiais disponibilizados para os cercamentos são adquiridos a partir de doações arrecadadas pelo Movimento juntos a pessoas e empresas sensíveis a causa.

Fotos: arquivo do CBH Manhuaçu

Texto: Senisi Rocha