CBH MANHUAÇU PROMOVE ÚLTIMA ASSEMBLEIA DO ANO


7 nov/2018

O auditório do Instituto Terra, na cidade de Aimorés, nesta terça-feira, 06/11, foi o ponto do último encontro do CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu, em 2018. Representantes de três dos quatro seguimentos que compõem o Comitê estabeleceram boas discussões sobre temas relevantes para a Bacia. O poder público estadual não se fez presente na primeira das duas assembleias realizadas, ao contrário da sociedade civil, poder público municipal e usuários, que estiveram muito bem representados. Entre os relevantes assuntos abordados, foram lembrados os três anos da lama de minério no Rio Doce e os vinte anos de fundação do Instituto Terra, completados recentemente.

A abertura contou com um momento de fé ministrado pelo Pastor Rony Plaster, as boas vindas do vice-prefeito Jeferson Dias Batista e da diretora executiva do Instituto Terra, Isabella Salton, além das considerações dos membros da Diretoria Executiva do CBH, Senisi Rocha – presidente, Genilson Tadeu – vice, Isaura Paixão – secretária e Flávia Dias – secretária adjunta.

PRIMEIRO TEMPO

Na pauta da 38ª Assembleia Ordinária ocorreram temas como: participação no ENCOB 2018 – Encontro Nacional das Bacias Hidrográficas, que aconteceu em Florianópolis, em agosto; recomposição da CTIL – Câmara Técnica Institucional e Legal; estudos hidrológicos na Bacia do Rio Manhuaçu, pelo doutorando Rodolfo Barbosa; utilização eficiente dos canais de comunicação do Comitê; aplicação do questionário de Avaliação do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas; definição do calendário de assembleias para 2019; relato das atividades do Grupo de Planejamento Estratégico que trata da reestruturação do Instituto BioAtlântica, que atua como entidade equiparada a função de Agência dos comitês da Bacia do Rio Doce.

SEGUNDO TEMPO

Em seguida, foi promovida a 7º Assembleia Extraordinária com um único assunto em questão, a inclusão de Alto Caparaó ao Regimento Interno do Comitê, elevando para 27 o número de municípios integrantes.

Na oportunidade, outros assuntos extra-pauta foram expostos como: a Expedição Científica ao Rio Manhuaçu; a continuidade das discussões sobre a implementação dos programas hidroambientais; realização de palestras pelos membros do CBH em suas localidades; aprovação de uma moção de repúdio à Medida Provisória n° 844/2018 a ser encaminhada para Câmara dos Deputados; e, novos cercamentos de nascentes em parceria com o movimento “Todos Pelo Rio Doce”.

“Tivemos mais uma importante oportunidade para refletir sobre as ações e a dinâmica de atuação do Comitê em prol de melhorias das nossas águas. As discussões foram em torno de temas relevantes e apesar desse momento crítico em que os CBHs que integram a Bacia do Doce enfrentam em função da reestruturação da Agência, que é o seu braço executivo, no Manhuaçu, temos um grupo determinado em trabalhar em benefício dos nossos recursos hídricos. Estou confiante que, em 2019, teremos um ano muito melhor – avaliou o presidente do Comitê, Senisi Rocha”.