CBHs Piranga, Caratinga e Manhuaçu mobilizam comunidade para recuperação de nascentes


7 mar/2018

Uma ação piloto, agendada para o dia 10 de março,  marcará inícios das atividades do movimento “Todos pelo Rio Doce”, que pretende reunir 20 mil voluntários no dia 5 de junho

Representantes dos CBHs Piranga, Caratinga e Manhuaçu coordenarão, no dia 10 de março, sábado, o plantio de mudas e recuperação de nascentes em três regiões da bacia. A ação, que terá caráter experimental, faz parte do movimento “Todos pelo Rio Doce”, que reunirá cerca de 20 mil voluntários, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em diferentes regiões da Bacia do Rio Doce, para a proteção de olhos d’água. O objetivo é promover o incremento hídrico da Bacia do Rio Doce, que sofreu um grave impacto ambiental, em 2015, após o rompimento da barragem de Fundão, localizada em Mariana/MG.

As comunidades de Vista Alegre, em Vermelho Novo/MG; do Córrego do Peão, em Santa Bárbara do Leste/MG e Soledade, em Manhuaçu, foram as regiões escolhidas para a ação piloto, que servirá de teste para as atividades do dia 5 de junho. Os materiais, como mourão e cercas, foram fornecidos pelo Instituto Terra – membro do CBH Manhuaçu e parceiro em ações de recuperação da bacia – que também apoiará, na mesma data, o cercamento de 20 nascentes no Espírito Santo.