Comunidade de Simonésia recebe membros do CBH-Manhuaçu para reunião ordinária


27 abr/2017

A cidade de Simonésia recebeu, no dia 25 de abril, conselheiros do Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu) para a segunda reunião ordinária do colegiado em 2017. Entre convidados, membros do conselho e outras autoridades, também participaram do encontro os prefeitos das cidades de Alto Caparaó, Ipanema e Conceição de Ipanema, além de alunos do ensino médio da Escola Estadual Padre Miguel.

Processo eleitoral do CBH-Manhuaçu é aberto

Para iniciar o encontro, o representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Eduardo Araújo, falou sobre o processo eleitoral para recomposição da plenária dos comitês de bacia hidrográfica de Minas Gerais. O processo é coordenado pelo IGAM e dará posse a membros que participarão do colegiado de 2017 a 2021. Podem participar representantes de entidades da sociedade civil, com atividades na bacia, usuários de água, que captam o recurso e pagam por esse uso, além de representantes do poder público estadual e municipal. Ao todo, 36 vagas serão oferecidas, sendo 18 para conselheiros titulares e 18 para suplentes. As instituições interessadas poderão se inscrever até o dia 3 de junho e a expectativa é de que o resultado final dos habilitados seja divulgado em agosto. Após a recomposição da plenária, serão escolhidos os novos representantes que comporão a diretoria do CBH-Manhuaçu.

Clique aqui e saiba mais:

http://comites.igam.mg.gov.br/processos-eleitorais

Programa de Convivência com as Cheias

O Programa de Convivência com as Cheias, desenvolvido com o recurso da cobrança pelo uso da água recolhido na porção federal da bacia, contemplou 26 regiões com a elaboração de produtos destinados às prefeituras, para construção de estratégias de enfrentamento e prevenção nos períodos de cheia dos rios. Na Bacia do Rio Manhuaçu, foram contemplados regiões dos municípios de Aimorés e Resplendor. Entre os materiais entregues estão imagens digitais de satélite com alta resolução espacial, que possibilitam monitorar terrenos e curvas de nível de áreas urbanas. O município de Aimorés recebeu os produtos na primeira reunião de 2017, realizada em Manhuaçu. Em Simonésia, foi a vez de representantes de Resplendor tomarem posse do instrumento, que auxiliará o município em períodos de cheia dos mananciais.

 Fórum Mineiro de Comitês

As representantes da diretoria do CBH-Manhuaçu, Flávia Dias e Isaura Paixão, apresentaram aos membros informações sobre o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), realizado nos dias 18 e 19, em Governador Valadares, do qual elas participaram, representando o colegiado. No encontro, entre outros temas, foi abordada a questão do contingenciamento de recursos por parte do IGAM, que não repassou o recurso arrecadado nas bacias hidrográficas mineiras, referente a uma parcela de 2015 e o ano de 2016. O encontro também foi marcado pela apresentação das atividades desenvolvidas pelo CBH-Doce, em prol da recuperação do Rio Doce, além das ações de mitigação, desenvolvidas pela Fundação Renova, para revitalização do Rio Doce, após o rompimento da barragem de rejeitos da extração de mineração, pertencente à empresa Samarco.

Comunicação e visibilidade

A jornalista da Prefácio – empresa responsável pelo desenvolvimento de ações de Comunicação e Assessoria de Imprensa dos Comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Doce -, Isabela Lobo, falou sobre os canais de comunicação existentes e a importância desses canais para o fortalecimento das atividades e aumento da visibilidade do CBH-Manhuaçu. Entre os instrumentos estão boletins, divulgados mensalmente, com informações sobre o andamento das ações de todos os CBHs do Rio Doce; a Revista Rio Doce, que é a publicação anual dos CBHs do Rio Doce; o site, aonde são divulgadas as coberturas jornalísticas e fotográficas dos eventos, além de informações sobre a gestão de recursos hídricos no Brasil; além da página no Facebook, que é um instrumento eficaz e ágil na divulgação das atividades do colegiado. Foi explicada aos membros a função de cada um dos canais e a importância de cada membro atuar como um multiplicador das informações, auxiliando e apoiando o trabalho da agência de comunicação.

Confira aqui alguns dos canais:

Site: www.cbhmanhuacu.org.br

Facebook: www.facebook.com/cbhmanhuacu

Boletim Fique por Dentro: www.cbhdoce.org.br/boletim-fique-por-dentro

Revista Rio Doce: www.cbhdoce.org.br/revista-bacia-do-rio-doce

Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão

Foi aprovada, na reunião, a criação do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão, que acompanhará de perto o andamento das ações previstas no contrato firmado entre IGAM e IBIO, para equiparação do instituto como agência de água na porção mineira da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O grupo será integrado e contará com dezoito membros, sendo três de cada um dos seis comitês mineiros que compõem a Bacia do Rio Doce. Karone Marllus, Isaura Paixão e Paulo Correia, serão os representantes do CBH-Manhuaçu no grupo, que se reunirá, periodicamente, para verificar se as atividades estão sendo cumpridas, conforme estabelecido no documento.

Informes gerais

Entre os informes gerais, foi feita a divulgação do “Dia do Campo Limpo”, que será realizado, com o apoio de membros do CBH-Manhuaçu, no dia 29 de abril, na comunidade de Carvalhinho, localizada em Lajinha/ MG, e no dia 6 de maio, em Martins Soares. O evento contará com palestras sobre meio ambiente, uso correto de agroquímicos e estações educacionais, com explicações sobre fossas sépticas e gestão de propriedades.

Na oportunidade, os membros também foram convidados a participar da Romaria das Águas, que será realizada no dia 4 junho, em Caratinga, com o tema “Bacia do Doce: nossa casa em comum”. Em 2016, o encontro foi sediado em Resplendor e teve o apoio das dioceses das cidades de Mariana, Governador Valadares e Colatina. A romaria, que contará com o apoio de membros do CBH-Manhuaçu, tem como objetivo incentivar ações concretas em defesa das águas.

Finalizando o encontro, a parceira do CBH e representante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata, Aparecida Salles, solicitou apoio na realização do Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea), que está agendado para os dias 13 e 14 de julho, em Luisburgo, e terá como tema “Resíduo e Segurança Alimentar”.