Fundação Renova apresenta ações de recuperação da Bacia do Rio Doce


14 mar/2017

O assunto foi colocado em pauta na primeira assembleia do CBH-Manhuaçu, em 2017, realizada em Manhumirim

A primeira reunião ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu), realizada no dia 13 de março, em Manhumirim, foi marcada por importantes discussões. Entre os pontos de pauta estava a apresentação das ações de recuperação da Bacia do Rio Doce, realizadas através da Fundação Renova – criada após o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, que causou a contaminação do Rio Doce em toda a sua extensão, para administrar o recurso proveniente da sanção imposta à mineradora. Também foram abordados temas como o andamento das ações do programa Olhos D’água, do Instituto Terra; do projeto Resgate da Memória do CBH-Manhuaçu; apresentação das ações de Comunicação e entrega dos produtos do Programa de Convivência com as Cheias.

A Fundação Renova e a recuperação da Bacia do Rio Doce

Preocupados com a efetiva recuperação do Rio Doce, que foi contaminado, em toda a sua extensão, por rejeitos da extração de minério, o CBH-Manhuaçu convidou o presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, para falar sobre a estrutura da entidade e as linhas de atuação em prol da recuperação do manancial. “Além de promover o diálogo, existe a necessidade de conhecer a realidade daquelas pessoas que foram diretamente impactadas. Nosso foco principal é nas pessoas e, a partir delas, traçaremos nossas ações”, ressaltou Waack. Entre as ações já iniciadas, estão o pagamento de indenizações à população impactada e de auxílio emergencial aos trabalhadores que dependiam do rio, a construção de diques para contenção de rejeitos, monitoramento da qualidade da água, entre outras intervenções. Estão previstas a recuperação de nascentes, revegetação de margens e planícies dos cursos d’água, além de ações de promoção do saneamento básico – um dos principais gargalos à recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Parceria em prol da bacia

O Instituto Terra, que atua há mais de uma década na recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e compõe a plenária do CBH-Manhuaçu, apresentou aos participantes o andamento das atividades do Programa Olhos D’água, que, através da captação de recursos privados e públicos, promove a recuperação de nascentes e instalação de fossas sépticas em propriedades da bacia. Ao todo, serão recuperadas cerca de 1 mil nascentes na Bacia do Rio Manhuaçu. O programa está na etapa de diagnóstico e a expectativa é de que em abril as ações sejam efetivamente iniciadas.

Municípios recebem produtos para traçar estratégias de convivência com as cheias

O Programa de Convivência com as Cheias, desenvolvido com o recurso da cobrança pelo uso da água  recolhido na porção federal da bacia, contemplou 26 regiões com a elaboração de produtos destinados às prefeituras, para construção de estratégias de enfrentamento e prevenção nos períodos de cheia dos rios. Na Bacia do Rio Manhuaçu, foram contemplados regiões dos municípios de Aimorés e Resplendor. Entre os materiais entregues estão imagens digitais de satélite com alta resolução espacial, que possibilitam monitorar terrenos e curvas de nível de áreas urbanas.

Saneamento em foco

O CBH-Manhuaçu investiu, com o recurso da cobrança pelo uso da água, na elaboração de 16 Planos Municipais de Saneamento Básico de municípios da bacia. O documento, que é uma exigência legal, traça estratégias e diretrizes para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem. Para que as ações previstas no plano sejam efetivamente colocadas em prática, o CBH-Manhuaçu está programando a realização de um seminário. O evento contará com a participação de representantes de todas as cidades da bacia e tem como objetivo orientar os gestores sobre os próximos passos, após a entrega do PMSB. A cidade escolhida em plenária para sediar o encontro foi Lajinha. O CBH contatará as prefeituras para saber mais informações sobre a utilização do PMSB e, após o levantamento de dados, agendará a data do seminário.

CBH em ação!

O presidente do CBH-Manhuaçu, Senisi Rocha, falou sobre visitas realizadas pela diretoria do comitê às prefeituras e órgãos da imprensa. O objetivo foi aumentar a visibilidade do colegiado e estreitar relação com o poder público, imprensa e a comunidade em geral.