Representantes do CBH-Doce tomam posse no Conselho Consultivo da Fundação Renova


9 fev/2017

Membros representarão a comunidade na gerência geral das ações da Fundação

Os representantes indicados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce para compor o Conselho Consultivo da Fundação Renova tomaram posse na manhã de quarta-feira, dia 08, em Belo Horizonte. Hernani Santana, João Lages, José Geraldo Rivelli e Senisi Rocha serão responsáveis por incluir nas discussões da Renova as demandas das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.

Para Roberto Waack, presidente da Fundação Renova, a participação dos Comitês no conselho possui três frentes de atuação fundamentais: o desenho das soluções que serão trabalhadas; a própria aplicação destas ações; e o monitoramento deste trabalho. “Os Comitês de Bacia são absolutamente centrais, eles são as organizações que mais conhecem a realidade local dos municípios, então, essa contribuição é fundamental”, comentou.

A expectativa dessa nova parceria é e que os CBHs possam ajudar a Fundação, através do Conselho, a caminhar no sentido de recuperar o Rio Doce e mostrar o trabalho que está sendo feito. Segundo Senisi Rocha, presidente do CBH-Manhuaçu e um dos membros que tomou posse, participar do conselho é um marco para os trabalhos junto ao Comitê da Bacia do Rio Doce. “Agora passamos a integrar essa organização de uma forma mais intensa, podendo reportar para nossas bases as decisões aqui tomadas, contribuindo, também, para a construção delas”, explicou Rocha.

Para o professor Hernani Santana, vice-presidente do CBH-Suaçuí, essa relação dos Comitês com a Fundação é fundamental para os trabalhos nas bacias. “Estabelecemos aqui uma sinergia muito importante para dar continuidade aos processos, eventos, planos e projetos que já são trabalhados nos CBHs e, agora, estão começando aqui na Renova”, explicou.

Durante o encontro foram debatidos temas como a forma de atuação do Conselho Consultivo e suas responsabilidades, além da troca de experiências entre seus representantes, membros da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisadores.

Membros do Conselho Consultivo da Fundação Renova:

João Lages Neto – membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e membro da diretoria executiva do CBH-Doce;

Hernani Santana – membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, vice-presidente da do Comitê da Bacia do Rio Suaçuí e da Câmara Técnica de Eventos Críticos;

José Geraldo Rivelli Magalhães – membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga;

Senisi Rocha – membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu;

Igor de Assis – professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa;

Claudio Boechat – professor associado da Fundação Dom Cabral; Alceu Marques – representante do Ministério Público de Minas Gerais.