Secretaria Adjunta do CBH Manhuaçu ministra aula sobre coleta seletiva de lixo para alunos do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora


4 ago/2017

A experiência, aliada às novas tecnologias em prol da coleta seletiva de lixo, desenvolvidas Cooperativa Aguapé, de Manhumirim/MG, foi compartilhada com os alunos do curso de extensão sobre “capacitação socioprodutiva dos catadores de recicláveis”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). A secretária adjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), Flávia Dias e José Weber Pereira, representantes da cooperativa, foram professores convidados.

O curso de extensão, realizado em Juiz de Fora/MG, tem o intuito de aproveitar as experiências exitosas de Manhumirim para a Zona da Mata Mineira e fortalecer a rede de catadores de lixo da região. Durante a aula do dia 28 de julho, que contou com a participação de membros de associações e cooperativas ligadas à coleta seletiva de lixo, foram debatidas as atividades e as novas tecnologias que contribuem para melhoria dos resultados no trabalho dos catadores. O curso tem duração de 450 horas e tem previsão para terminar em dezembro.

“Fui convidada para ministrar essas aulas através do Comitê de Bacia Hidrográfica. O vice-presidente do CBH-Caratinga e ex-professor da UFJF, Wilson Acácio, me indicou por estar presente e ativa nas ações desenvolvidas pelo comitê e na associação de catadores de Manhumirim. O CBH Manhuaçu também apoiou a iniciativa e contribuiu com a minha participação custeando o transporte. É uma parceria que, além de dar visibilidade às nossas ações, contribui com resultados em médio e longo prazo na recuperação dos rios”, comenta, orgulhosa, Flávia.

Após as aulas, os próprios catadores, com apoio da UFJF, promoveram uma festa beneficente com o intuito de ajudar uma das associações participantes.