Comitês acompanham andamento de programas de recuperação do rio Doce


7 out/2022

Conselheiros percorreram diversas cidades da bacia para conferir ações levadas adiante pela Fundação Renova 

Entre setembro e outubro de 2022, conselheiros dos comitês que compõem a bacia hidrográfica do rio Doce percorreram diversas cidades para acompanhar o andamento dos programas de recuperação e reparação previstos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, levados adiante pela Fundação Renova. 

As visitas fazem parte da iniciativa VimVer e foram iniciadas na região de Mariana. Em seguida, os conselheiros passaram pelo médio Doce, por Governador Valadares, até chegarem à foz, em Regência, no Espírito Santo.  

Na região de Mariana foram visitadas as obras de reassentamento em Bento Rodrigues e as áreas de reflorestamento. No médio Doce foi mostrada ao grupo a construção da captação alternativa destinada ao abastecimento de água em Governador Valadares. Na porção capixaba foram apresentados os programas de recuperação de nascentes, experiências de plantio em áreas de recarga hídrica, estação de coleta de esgoto e a estação de monitoramento qualitativo e sistemático da água na foz do rio Doce. 

Ronevon Huebra, CBH-Piranga 

É importante podermos visitar a foz do rio Doce e ver de perto os programas ali desenvolvidos. O trabalho que precisa ser feito para que as águas cheguem com qualidade ao oceano é complexo.” 

Geraldo Magela, CBH-Piracicaba 

“Sempre falo que para conhecer o rio nada melhor do que navegar nas suas águas. Hoje, fazendo essa visita, estamos conhecendo a bacia do rio Doce – desde suas nascentes até a foz. Isso é importante, pois abre uma porta para o diálogo.” 

Gisleno Castro, CBH-Santo Antônio 

“É importante termos conhecimento das iniciativas de recuperação e, assim, divulgarmos para a sociedade o trabalho que é realizado.” 

Jonas Rajão, CBH-Santo Antônio 

“A visita é muito importante para termos a dimensão do rio Doce e sua abrangência – para nós, que estamos lá no início, na bacia hidrográfica do rio Santo Antônio, chegar à foz nos permite dimensionar os impactos causados pelo rompimento e conhecer as ações que estão sendo feitas.” 

Karone Marllus, CBH Manhuaçu 

“A participação no programa VimVer, da Fundação Renova, com a participação do CBH Manhuaçu, é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para ver de perto as ações de reparo do desastre ambiental, especialmente no contato direto com as pessoas e comunidades atingidas. As visitas também permitem que como membros do comitê possamos testemunhar mais precisamente o que vem sendo efetivamente feito e, claro, apontar, criticamente, o que necessita ser melhorado, além de novas estratégias para, pelo menos, minimizar o grande impacto socioambiental causado.”