Agroflorestas para um planeta mais sustentável
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), Genilson Tadeu, participou da oficina Semeando Agroflorestas na Bacia do Rio Doce. A capacitação é uma iniciativa da WWF Brasil em parceria com o Instituto Terra. O objetivo é auxiliar na recuperação da bacia do Rio Doce e promover os sistemas agroflorestais no país.
De acordo com Genilson, a restauração florestal através de agroflorestas é uma importante alternativa e produtiva na agricultura familiar, possibilitando geração de trabalho e renda, e proporcionando segurança alimentar. Ao mesmo tempo, promove a recuperação de áreas degradadas e a adequação ambiental. “Estivemos representando o comitê nesta importante oficina de construção coletiva e propostas para o desenvolvimento socioeconômico da atividade de cultivo de agroflorestas. Também houve momentos de discussão sobre os desafios da recuperação da Bacia do Rio Doce”, disse.
O que são Agrofloestas?
De acordo com WWF Brasil sistemas agroflorestais são uma forma de uso da terra em que o produtor combina a plantação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas ou criação de animais. Essa combinação torna mais fácil a recuperação da fertilidade do solo e o controle de pragas, além de reduzir o risco de perda da produção e evitar a queimada e derrubada de novas áreas florestais.
Genilson destacou a importância da troca de experiências entre os técnicos e produtores rurais durante a oficina. “Foi um trabalho de imersão, que reuniu agrofloresteiros, simpatizantes e ambientalistas, que levaram ideias renovadoras, por uma produção mais sustentável para a agricultura familiar, colaborando com a conservação ambiental e facilitando a mitigação das mudanças climáticas no meio ambiente” , destacou.