CBH-Manhuaçu comemora Dia Mundial da Água com plantio de árvores e palestras


24 mar/2016

DSC01140

O Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, foi comemorado com diversas atividades voltadas ao consumo consciente e a importância da preservação da água na Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu. Tendo como foco principal o público infantil, o Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), em parceira com a Polícia Militar de Meio Ambiente e as secretária de Agricultura, de Educação e de Cultura de Manhuaçu, promoveu palestras, passeatas e plantio de árvores.

Crianças em Ação

A primeira atividade do dia foi uma apresentação de crianças e adolescentes, entre quatro e quinze anos, das escolas municipais de Vilanova, Camilo Felipe Nacif, São Vicente de Paula (CAIC), EMEI Monteiro Lobato e Professora Iolanda Lopes Mol Alves. Os alunos se reuniram na Praça Cordovil Pinto Coelho, que fica no centro de Manhuaçu, e exibiram cartazes com mensagens sobre o Dia Mundial da Água e os cuidados necessários para que o recurso não falte.

Para lembrar as crianças da importância do uso consciente da água, a ex-presidente do CBH Manhuaçu e atual secretária executiva, Isaura Paixão, abriu as atividades lembrando que o Dia Mundial da Água deve ser lembrado todos os dias. “Para termos água, precisamos ir às nascentes, onde brota a vida. O CBH Manhuaçu tem esse compromisso de preservar as nascentes e fazer com que tenhamos água em abundância”, lembrou.

Para o atual presidente do Comitê, Senisi Rocha, a população precisa ter consciência da luta em prol da qualidade e quantidade da água. “As crianças vão ser nossas aliadas. Elas precisam conhecer nossa luta e, assim, vão se transformar em adultos conscientes”, explica.

Senisi, juntamente com as crianças, plantou uma muda de sapucaia na praça. Além disso, as crianças realizaram uma blitz educativa no centro da cidade em parceria com a PM de Meio Ambiente.

Outro plantio de mudas de sapucaia foi feito na Praça Maria e Nilton Aguiar, pelo presidente do CBH Manhuaçu, o secretário de Agricultura, Sandro de Souza Tavares, que também é membro do Comitê, e o membro do Lions Clube Manhuaçu Flor de Manacá, André Luís Viana, que além de vizinho da praça é genro do casal que dá nome ao local. Segundo o secretário, as mudas foram doadas pelo Instituto Federal de Florestas (IEF) e serão cuidadas pela Prefeitura.

Palestra Colégio Tiradentes

No período da tarde, mais de 400 crianças, entre cinco e treze anos, lotaram o auditório do Colégio Tiradentes, em Manhuaçu, para ouvirem a palestra do presidente do CBH Manhuaçu, Senisi Rocha, sobre o uso consciente da água e a bacia hidrográfica à qual pertencem.

Ele começou o encontro explicando que, na verdade, quem abastece a população de Manhuaçu é o Ribeirão do Manhuaçuzinho e que na região há uma dificuldade de concentração de água no solo. “Aqui na nossa região, apenas 16% da água consegue infiltrar no solo. Para ajudar o ambiente precisamos substituir pastos por árvores”, explicou.

Ao final da palestra, as crianças fizeram o plantio de árvores no pátio do Colégio Tiradentes. Todo o processo de plantio foi supervisionado e orientado pela gestora ambiental Loren Barreto e o engenheiro agrônomo João Lopes, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Manhuaçu.