CBH-Manhuaçu promove ações em comemoração à Semana da Água


3 abr/2016

Iniciativas contaram com a participação efetiva dos conselheiros do Comitê

 O Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de abril, foi comemorado com diversas atividades voltadas para o consumo consciente e a importância da preservação da água na Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu. A diretória e os conselheiros se empenharam para levar aos municípios da Bacia informação sobre os recursos hídricos e as ações do Comitê não só no dia, mas durante toda a semana.

 Crianças em ação

O CBH-Manhuaçu, em parceira com a Polícia Militar de Meio Ambiente e as secretarias de Agricultura, de Educação e de Cultura de Manhuaçu, promoveu palestras, passeatas e plantio de árvores, em vários pontos da cidade. O atual presidente do Comitê, Senisi Rocha, coordenou as atividades e realizou as palestras para os estudantes.

Mantendo o foco nas crianças, o conselheiro Karone Marllus ministrou duas palestras para alunos do ensino fundamental da Escola Estadual do Bairro Cantinho do Céu, em Mutum. As palestras com o tema “Água: + e melhor” foram realizadas no dia 18 de março, também em comemoração ao Dia Mundial da Água. Para Karone, colocar em pauta a preservação dos recursos hídricos em evidência é fundamental. Na ocasião, foi abordada a escassez hídrica e os programas desenvolvidos na Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu que visam garantir maior disponibilidade e melhor qualidade da água. No encerramento do encontro, os alunos fizeram o plantio de uma muda de ipê branco, ao lado da quadra da escola.

E as atividades do Dia Mundial da Água não pararam por ai. Também foi realizado, no dia 22, um ciclo de palestras na rede pública de ensino de Resplendor. O evento, promovido pela conselheirado CBH Manhuaçu, Marilia Pelegrini, juntamente com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), teve como objetivo disseminar a educação ambiental em tempo de escassez hídrica. “O maior objetivo desse nosso trabalho é sensibilizar e atingir as famílias e comunidade onde os alunos residem. Esperamos que os ‘pequenos’, atinjam a consciência dos pais e familiares, causando, assim, impacto para uma mudança de pensamento e atitude em relação à água”, concluiu Marilia.

Durante as comemorações do Dia Mundial da Água, a conselheira e bióloga Flávia Dias, participou do 1º Seminário da “Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 e Sociedade”, realizado em Manhumirim, no dia 31 de março. Este ano, a Campanha da Fraternidade trabalha o tema “Casa Comum”, para Flávia, o ecumenismo procura estabelecer boas relações de amizade entre pessoas e igrejas diferentes. “Realiza trabalhos em conjunto para ajudar os necessitados e lutar por justiça. Realiza celebrações e orações em conjunto para causa da unidade, e realiza estudos sobre as doutrinas das várias igrejas, em busca de métodos novos para tratar as divergências”, conclui Flávia.