CBH Manhuaçu recebe propostas das comunidades rurais para Plano Municipal de Saneamento


19 dez/2013

O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu) realizou, em 7 de outubro último, na Câmara Municipal de Manhuaçu, o Seminário de Saneamento Básico Rural. O evento foi realizado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MG) e o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e da Emater.

Segundo a presidente do CBH Manhuaçu, Isaura Pereira da Paixão, o seminário teve o objetivo de informar os moradores das comunidades rurais sobre a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Manhuaçu, que já está em execução, sob a coordenação do Comitê. Outro propósito do evento, segundo Isaura, foi reunir propostas para o aperfeiçoamento e melhoria do atual sistema de saneamento básico da zona rural do município.

Foram discutidos com os representantes das comunidades temas como esgoto sanitário rural doméstico, efluentes residuais da produção agrícola; resíduos orgânicos e não-orgânicos; riscos de doença em um ambiente sem saneamento. Com cerca de 100 participantes, o seminário foi um sucesso, com apresentação de uma série de propostas, consolidadas em 16 itens, que após análise de viabilidade, poderão ser incluídas no PMSB.

Entre as propostas apresentadas no Seminário de Saneamento Básico Rural, estão: educação ambiental e treinamentos, para conscientização da população sobre os cuidados com a água e os resíduos; levantamento das necessidades de saneamento em cada comunidade rural; realização de pesquisas para aprimorar o tratamento de resíduos gerados pela produção agrícola; contratação de equipe multidisciplinar para o combate ao assoreamento; implantação de ações de compensação pelo uso da água; implantação de coleta seletiva de lixo no município; criação de um programa para a construção nas comunidades rurais de fossas sépticas e outras estruturas de tratamento de efluentes, como biossistemas.