Cerimônia de posse dos novos membros do CBH Manhuaçu será na quarta


19 dez/2013

Tomam posse, na próxima quarta-feira (23/10), os novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu). A solenidade será às 9h, no auditório do Instituto Terra, na cidade de Aimorés, à Fazenda Bulcão, s/n, Zona Rural.

Na oportunidade, também será realizada a eleição da diretoria da nova gestão e será feita a capacitação dos novos membros. À tarde, haverá instituição da Câmara Técnica Legal (CTIL) e apresentação das propostas de trabalho para o período 2013/2017.

O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu é composto por 9 membros titulares e 9 membros suplentes para cada segmento: Poder Público Estadual, Poder Público Municipal, Usuários e Sociedade Civil; totalizando 72 membros.

O Comitê

O CBH Manhuaçu foi criado em 2 de fevereiro de 2005 e integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, tendo caráter normativo, deliberativo e consultivo. É responsável pela promoção da gestão participativa dos recursos hídricos da bacia do rio Manhuaçu, promovendo ações voltadas à preservação ambiental, melhor qualidade e quantidade da água.

Cabe ao Comitê, ainda, a aprovação da outorga do uso dos recursos hídricos da bacia para empreendimentos de grande porte e potencial poluidor. Outra de suas funções é estabelecer os valores para a cobrança pelo uso da água.