Comitê da Bacia Hidrográfica de Manhuaçu busca melhorias na utilização dos recursos hídricos da região 


8 maio/2023

No último dia 27 de abril, o Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) realizou um encontro com diversas autoridades e entidades com o objetivo de aprimorar a utilização dos recursos hídricos da região. Dentre os participantes estavam Flávia Dias Hercolano Raposo – Vice-Presidente do CBH Manhuaçu, Senisi de Almeida Rocha – Secretário do CBH Manhuaçu, André Marques – Diretor Presidente da AGEVAP e Alex Cardoso – Técnico da Escola de Projetos da Agedoce e representantes da Prefeitura Municipal de Manhuaçu.

A agenda do encontro iniciou com uma visita ao Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Manhuaçu, onde membros do CBH Manhuaçu, Agedoce, Prefeitura de Manhuaçu e funcionários das áreas técnica, administrativa e financeira do SAAE discutiram sobre as atividades relacionadas ao Programa de Redução de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento (P23). Nesse projeto serão implementadas atividades relacionadas a um piloto de gerenciamento de perdas de água em sistemas de abastecimento de água utilizando inteligência artificial.

Em seguida, a equipe visitou o reservatório de abastecimento e a área selecionada pelo SAAE para a implementação do projeto piloto. Encerrando a visita, a equipe se dirigiu ao município de Reduto/MG, onde juntamente com o prefeito Dilcélio de Oliveira Hott, assinou o Termo de Cooperação Técnica do Programa de Saneamento da Bacia (P11), relacionado ao projeto de esgotamento sanitário do município.

Ao final do encontro, o Secretário do CBH Manhuaçu, Senisi de Almeida Rocha, afirmou que a equipe estará empenhada em agilizar os próximos passos e viabilizar tudo que for necessário para a efetivação dos programas e investimentos.

O CBH Manhuaçu é uma instância colegiada, com caráter deliberativo e consultivo, que tem por finalidade a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu. As ações do Comitê buscam garantir a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, promovendo o desenvolvimento sustentável da região e a qualidade de vida da população.