Conselheiros do CBH Manhuaçu vencem 8°concurso de qualidade do café em Alto Jequitibá


11 nov/2024

Pelo segundo ano consecutivo, Carlos Alberto e Rita de Cassia, conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) sobem no topo do pódio com o café Casa da Montanha. O café venceu na categoria despolpado no 8º Concurso de Qualidade de Café de Alto Jequitibá, realizado neste fim de semana. O café também ficou em terceiro lugar na categoria natural. 

Carlos Alberto e a esposa, Rita de Cássia desempenham um papel importante na melhoria da qualidade dos cafés na bacia hidrográfica do Rio Manhuaçu.  Há mais de quatro décadas, o cafeicultor produz um café de excelência, sem a utilização de agrotóxicos, premiado nacionalmente. A localização, solo regular e clima também favorecem a obtenção de um produto alinhado aos mais altos padrões de exigência dos jurados.  “Essa vitória não é só nossa, mas de todos que acreditam em um café especial, cultivado com respeito à natureza. Esse prêmio é um reflexo do trabalho dedicado que realizamos dia após dia, e nos motiva a seguir produzindo um café de qualidade excepcional”, agradeceu Carlos Alberto.

Os concursos municipais servem como uma vitrine para os cafeicultores na região. Eles atraem compradores e ajudam a fomentar a economia na bacia. 

Muitas famílias na Bacia do Rio Manhuaçu possuem como principal fonte de renda o cultivo do café. Um plantio de qualidade  passa pelo cuidado com o meio ambiente e os recursos hídricos, permitindo que o café cresça em harmonia com a biodiversidade.