Dia de Campo marca a abertura do Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura do CBH-Manhuaçu


26 maio/2014

Produtores rurais e representantes do Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) participaram, no último dia 12, do Dia de Campo, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu. O encontro, que reuniu cerca de 45 pessoas, aconteceu no sítio Lua de Mel, em Martins Soares, e deu início aos trabalhos do projeto na região.

Durante o evento, foi possível ver de perto o funcionamento do irrigâmetro, com a ajuda do professor Márcio Mota (Universidade Federal de Viçosa), um dos desenvolvedores do aparelho. Os produtores que estavam presentes também conheceram um pouco mais sobre a dinâmica do P22.

Dos interessados em participar do programa, 40 serão selecionados. Nos próximos dias, técnicos do P22 visitarão nove municípios para avaliar as propriedades inscritas. São eles: Manhuaçu, Martins Soares, Reduto, Manhumirim, Simonésia, Lajinha, Mutum, Conceição de Ipanema e São José do Mantimento.

 

O PROGRAMA

O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) trabalha, através da educação ambiental e da instalação de um instrumento que auxilia no processo de irrigação (irrigâmetro), a conscientização dos produtores rurais da região quanto à finitude dos recursos hídricos.

Cada propriedade selecionada recebe um irrigâmetro, aparelho desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa, que permite ao produtor saber o momento correto de irrigar as plantações e que ajuda a reduzir custos, melhorar o processo de irrigação das culturas, além de aumentar a produtividade.

Os participantes são indicados pelas prefeituras e pelo próprio Comitê e passam por um processo de seleção. Critérios como localização geográfica e tipo de produto cultivado são avaliados. Após serem selecionadas, as propriedades são visitadas por técnicos do programa, que analisam o tipo de solo e produção. Os irrigâmetros são desenvolvidos tendo em conta as peculiaridades de cada propriedade.

Todo o processo é feito sem custos para o produtor. Desde o período de instalação até o fim do programa, o proprietário recebe orientação profissional. Ao final dos trabalhos, um relatório, contendo a economia de água e luz registradas na propriedade, é entregue a cada produtor.

Em 2013, o P22 foi desenvolvido em cidades da Bacia do Rio Caratinga e Guandu. Em 2014, além da Bacia do Rio Manhuaçu, municípios da Bacia do Rio Santa Maria do Doce recebem o programa. Em 2015 é a vez das Bacias do Rio Suaçuí e São José.