Participe da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizada pela Quero na Escola.


11 abr/2023

A Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – mostra de forma prática as razões para regenerar tanto a natureza quanto a conexão das pessoas com ela e, assim, restaurar o equilíbrio da vida humana no planeta.Os estudantes participantes,professores e comunidades escolares também terão contato com formas de restaurar e incentivo para criar e experimentar possibilidades. A Restaura Natureza coloca a comunidade escolar como elemento central para a formação de uma nova consciência com hábitos sustentáveis, e reconhece a comunidade escolar como lócus de desenvolvimento de estilos sustentáveis de vida. O cadastro pode ser realizado pelo link: https://restauranatureza.org.br/

Como funciona

A Restaura Natureza é realizada em duas fases complementares em que os estudantes acumulam pontos.

Fase online

Etapa individual, de aprendizado teórico e ‘gamificado’ pela internet.
Após realizarem o cadastro, os estudantes terão acesso a materiais relativos a 10 temas formativos, todos relacionados à restauração de ecossistemas.
Ao final de cada tema, os estudantes poderão testar seus conhecimentos em um quiz, com perguntas desafiadoras, que contarão pontos para a sua nota final da fase online. Cada quiz vale de 0 a 10 pontos.  É possível refazer o quiz quantas vezes for necessário para buscar uma melhor pontuação.

Fase prática

Etapa prática, realizada em grupo.
É uma etapa de elaboração e execução de ações relacionadas ao tema Restauração. Nesta fase, os estudantes serão incentivados a formar grupos de até 5 pessoas, que devem ser acompanhadas por um professor orientador. Estão disponíveis 28 Planos de Ação que podem ser utilizados como inspiração, mas os estudantes devem criar suas ações de acordo com seu contexto e criatividade. As ações devem ser registradas e enviadas pela plataforma, em texto, foto e/ou vídeo. É a partir deste relato que o projeto será avaliado.