Plenária do CBH Manhuaçu debate atividades desenvolvidas ao longo do ano e planejamento das ações para 2025
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) realizou, nesta terça-feira (26), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Simonésia, a 21ª Reunião Extraordinária do colegiado. O encontro contou com a presença da prefeita de Simonésia, Marinalva Ferreira, além de conselheiros e convidados.
Plenária marca o retorno das reuniões presenciais
Na segunda reunião do ano, mas, desta vez, em formato presencial, o comitê discutiu a deliberação do Plano Orçamentário Anual (POA exercício 2025); a apresentação do modelo de Relatório de Implementação do PIRH Doce; a apresentação das atividades desenvolvidas ao longo de 2024 e realizou uma roda de conversa sobre o protagonismo feminino na gestão das águas no Brasil.
Na abertura da reunião, o presidente do CBH Manhuaçu, Genilson Tadeu, deu boas-vindas aos membros e ressaltou a importância do formato itinerante das reuniões realizadas pelo comitê. “Temos essa característica de sermos um comitê mobilizador. Essa é a melhor maneira de conhecer todas as características de cada território da nossa bacia. Aproveitamos a oportunidade para falar que, em breve, projetos de saneamento e proteção de águas serão iniciados no território”, afirmou.
Na sequência, o secretário executivo, Senisi Rocha (Insol – Instituto Soledade), chamou a atenção para a participação das prefeituras para dar ainda mais força às ações em prol da conservação dos recursos hídricos. “É bom retomar com a dinâmica de reuniões presenciais. Esse contato é insubstituível. Agradecemos também à prefeitura de Simonésia pela recepção. O fato de estarmos aqui hoje com a presença da prefeita significa muito para o comitê estreitar o relacionamento com as municipalidades, principalmente neste período de transições de governo”, disse.
Em seguida, a AGEDOCE, que exerce a função de entidade equiparada à Agência de Bacia Hidrográfica do Comitê, apresentou o modelo de Relatório de Implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Doce). “A partir da revisão do PIRH, em 2023, e aprovação do enquadramento, a Bacia do Rio Manhuaçu e demais comitês afluentes possuem todos os instrumentos de gestão aprovados. A fase seguinte é a implementação das estratégias. Foi um processo longo, de reuniões extensas, para chegar em um resultado que gerou 17 programas e 67 ações, que precisam ser implementadas até 2042”, explicou o técnico da Escola de Projetos, Adriano Ferreira.
Protagonismo Feminino na Gestão das Águas
A 21ª plenária do CBH Manhuaçu também abriu espaço para representatividade e equidade de gênero na gestão das águas. O momento foi mediado pela vice-presidente do comitê, Flávia Dias, e contou com a participação de conselheiras de outros comitês de bacias. “Diversidade e equidade de gênero também precisam estar aliadas à preservação ambiental. Nosso território sempre foi exemplo de mobilização e participação feminina. Temos como maior espelho a Isaura Paixão, que nos deixou um legado de representatividade. As instituições precisam incentivar a inclusão feminina nas cadeiras de liderança”, refletiu.
Expectativa para Iniciativa Rio Vivo e demais ações na bacia
A Bacia do Rio Manhuaçu vive a expectativa para o início das intervenções da Iniciativa Rio Vivo, anunciada em abril deste ano. A empresa W2 Engenharia, vencedora do Ato Convocatório Nº13/2023, apresentou a dinâmica para ser desenvolvida, estrutura de intervenções, planejamento contemplando as comunidades, implantação dos projetos hidroambientais e a importância do envolvimento dos municípios contemplados pela iniciativa.
De acordo com o contrato, nesta primeira fase, serão investidos mais de R$ 4 milhões na execução das ações. As comunidades contempladas estão inseridas nos municípios de Alto Jequitibá, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Reduto e São João do Manhuaçu.
Ao final da apresentação, o assessor da AGEDOCE, Alex Cardoso, fez uma breve apresentação sobre os demais projetos em andamento e a aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água na bacia.
O comitê e suas atribuições
O CBH Manhuaçu é uma instância colegiada, com caráter deliberativo e consultivo, que tem por finalidade a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu. As ações do Comitê buscam garantir a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, promovendo o desenvolvimento sustentável da região e a qualidade de vida da população.