CBH Doce marca presença no primeiro encontro sobre Pagamento por Serviços Ambientais em Brasília


3 maio/2024

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), por meio do secretário Flamínio Guerra, está presente no primeiro encontro sobre “Pagamento por Serviços Ambientais: Série de Diálogos Consultivos”, iniciado na quarta-feira (2) e encerrado nesta sexta feira (3), em Brasília.

O evento é uma iniciativa do Ministério do Meio e Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Projeto Floresta+ Amazônia e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o objetivo de acolher contribuições para a regulamentação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (Lei 14.119/2021). “O evento está sendo uma troca de experiências positivas de pagamentos de serviços ambientais. Tivemos a oportunidade de adquirir aprendizado e apresentar os resultados efetivos e prestação de contas da Iniciativa Rio Vivo dos Comitês do Rio Doce”, disse Flamínio.

O encontro reúne especialistas e representantes de instituições de ensino, do poder público (municipal, estadual e federal), setor empresarial, movimentos sociais, comitês de bacia, povos indígenas e comunidades tradicionais. Além do CBH Doce, o encontro conta com a participação da AGEDOCE, representada pelo Técnico da Escola de Projetos, Bruno Rezende. “O evento está sendo estratégico para conhecermos as diversas possibilidades de implementação do pagamento por serviços ambientais, permitindo a expansão de perspectivas para o desenvolvimento do PSA na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.  

Além disso, estamos tendo a oportunidade de divulgar os trabalhos do Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e contribuir para a regulamentação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais”, destacou Bruno.

A programação do encontro envolve debates e palestras com as temáticas de incentivo e mobilização de recursos, certificação, cadastro nacional de PSA, entre outras abordagens voltadas à superação dos desafios e valorização dos agentes prestadores dos serviços ambientais.