CBH Manhuaçu aprova atualização do PAP, com previsão de investimentos de R$ 9 milhões 


22 dez/2023

Durante a última Reunião Extraordinária de 2023 do Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), foi aprovado o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) – Biênio 2024/2025 – apresentado pela AGEDOCE, atualizado de acordo a revisão do Plano Diretor de Recursos Hídricos, finalizada em agosto deste ano.  A previsão é de que, nos próximos dois anos, o comitê desembolse cerca de R$ 9 milhões em programas e projetos voltados à recuperação ambiental do território.  

 A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (20) e contou com ampla participação dos conselheiros. Além do PAP, foi aprovado o Plano Orçamentário Anual (POA) – Exercício 2024 e a Agenda de Atividades do CBH Águas do Rio Manhuaçu para 2024.  

 O PAP é regulamentado pela Portaria IGAM nº 52/2019 e deve incluir os componentes e programas do plano, bem como suas ações correspondentes, priorizadas durante o período de vigência do contrato e aprovadas pelo Comitê. O plano é dividido em eixos, como: Programas e Ações de Gestão, Planejamento e Ações Estruturais.  

 O presidente do CBH Águas do Rio Manhuaçu, Genilson Tadeu, enfatizou, em nome de toda a diretoria do comitê, o agradecimento a todos que já contribuíram e que estão contribuindo para o crescimento do comitê. “Fica um apelo para que, juntos, possamos contribuir cada vez mais para nosso comitê ser atuante e harmônico em prol da nossa bacia. O Rio Manhuaçu é produtor e fornecedor de água e, conforme previsto em nosso plano de trabalho, o nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, os nossos mananciais”, destaca.