CBH Manhuaçu celebra contratação de empresa para execução da iniciativa Rio Vivo na bacia


18 mar/2024

A iniciativa Rio Vivo, realizada pelos Comitês do Rio Doce, acaba de dar um passo importante junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu). Por meio de Ato Convocatório, promovido pela  AGEDOCE – Entidade Delegatária e Equiparada às Funções de Agência de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, foi divulgada, na última quinta-feira (14), a empresa vencedora para o fornecimento de mão de obra para implantação de projetos hidroambientais e/ou de saneamento rural nos municípios contemplados.

De acordo com o contrato, nesta primeira fase, serão investidos R$ 4.366.889,16. Após análise da documentação e recursos, a empresa W2 Engenharia Ltda foi declarada vencedora do Ato Convocatório Nº13/2023, para a Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu. 

O presidente do CBH Manhuaçu, Genilson Tadeu comemorou a finalização do Ato Convocatório. “Após um extenso trabalho de definição das ações chegamos à conclusão do edital para contratação da empresa, que será responsável pela execução da iniciativa na região”, ressaltou.

Na Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, serão contempladas comunidades localizadas nos municípios de Alto Jequitibá, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Reduto e São João do Manhuaçu. “Agora iremos entrar na fase de apoio técnico, divulgação, espaço físico para encontros e diálogos com a comunidade e acompanhamentos, além das mobilização com produtores que serão contemplados. Em breve, teremos essas ações em execução na Bacia do Manhuaçu”, explicou Genilson.

Rio Vivo: Ações integradas em prol das águas

A fim de potencializar os resultados ambientais e promover a utilização eficiente dos recursos da cobrança pelo uso da água, os Comitês do Rio Doce optaram por trabalhar, de forma integrada, a iniciativa  Rio Vivo, que prevê ações de cercamentos de nascentes, construção de fossas sépticas e de barraginhas, além da implantação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para a população rural.