CBH Manhuaçu chega aos19 anos com atuação histórica e significativa


23 fev/2024

Em quase duas décadas, foram realizadas diversas ações para preservação da água na região

Com a missão de fortalecer a luta comunitária para criação de um futuro sustentável, não só para a região, mas, para o planeta, o Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu chega aos 19 anos de fundação – completados no último 2/2, com o DNA da mobilização social renovado.  

A instituição é composta por representantes da sociedade civil, poder público e usuários. Assim, a partir de diferentes visões, promove o diálogo em torno de um interesse comum: a garantia de acesso à água nas suas mais variadas formas. O colegiado também desenvolve uma série de programas e projetos para recuperação ambiental da região. 

“Os rios são as principais fontes de água potável para uma população. Se não fossem os rios, não teríamos as cidades. Eles são responsáveis pela dessedentação da fauna, pela sobrevivência da flora, o bom desenvolvimento da agricultura, da pecuária. Tudo isso não existiria se não fossem os rios. Vamos cuidar dos nossos rios”, enfatiza o presidente do CBH Manhuaçu, Genilson Tadeu. 

Caminhada de resultados 

O CBH Manhuaçu chega a quase duas décadas de criação com contribuição significativa. Por meio do Programa de Universalização do Saneamento Básico, foi entregue, de forma gratuita, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para as cidades de Conceição de Ipanema, Ipanema, Itueta, Mutum, Pocrane, Resplendor, Santa Rita do Itueto, Taparuba, Chalé, Durandé, Luisburgo, Manhuaçu, Martins Soares, Reduto, São José do Mantimento, Simonésia. 

Outra iniciativa para promover o uso racional da água na agricultura foi a distribuição do Irrigâmetro, um aparelho que aponta o momento certo da irrigação, a quantidade necessária de água para a plantação e quanto tempo deve ficar ligado. Com isso, ele evita o desperdício. 

Na região, também houve aporte de recursos da cobrança federal. Com o apoio do CBH Manhuaçu, visando à contenção da perda de água no sistema de abastecimento, o CBH-Doce firmou Contrato de Transferência de Recursos Financeiros junto à Prefeitura de Manhuaçu. O objetivo é elaborar projeto piloto de implantação de Sistemas de Gerenciamento de Perdas na rede do município utilizando inteligência artificial. 

Em 2024 está em andamento o processo licitatório do Rio Vivo, que vai investir cerca de R$ 4 milhões em cercamentos de nascentes, construção de fossas sépticas e de barraginhas, além da implantação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para a população rural. O CBH Manhuaçu selecionou seis municípios para serem contemplados, são eles: Alto Jequitibá, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Reduto e São João do Manhuaçu.