Comitês da Bacia do Rio Doce se reúnem para IV Encontro de Integração


10 ago/2015

O evento, que contará com a participação de autoridades e entidades responsáveis pela gestão de recursos hídricos na bacia, terá como tema responsabilidade social e sustentabilidade

A necessidade de intensificar as ações em favor da recuperação do décimo manancial mais poluído do país ocupará o centro dos debates do IV Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, marcado para os dias 11 a 13 de agosto, em Afonso Cláudio/ES, que contará com a presença do diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) do Espírito Santo, Paulo Paim, e do secretário de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Júdice, entre outras autoridades.

Com o lema “Doce, o rio de todos nós”, o evento fará uma avaliação do panorama da estiagem nas regiões banhadas pelo manancial e buscará identificar mecanismos de fortalecimento do trabalho dos Comitês, que reúnem representantes do poder público, sociedade civil e usuários, a fim de conciliar os usos múltiplos da água e trabalhar em prol da melhoria da qualidade e quantidade do recurso na bacia. Também serão abordadas questões relativas à responsabilidade social e sustentabilidade, temas do encontro.

O Encontro de Integração é realizado anualmente, desde 2012, e já passou por Governador Valadares, na Bacia do Rio Suaçuí; Colatina, localizada na Bacia do Rio Santa Maria do Doce; e Senhora dos Remédios, na Bacia do Rio Piranga. Em sua quarta edição, o evento reforça a importância de se colocar em pauta questões relativas à gestão dos recursos hídricos e tem como objetivo articular autoridades, especialistas e a comunidade em prol do incentivo ao uso racional da água e da melhoria da qualidade ambiental da bacia.

Palestras

O ambientalista e fundador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, participará do primeiro dia do encontro com uma palestra sobre o tema “Responsabilidade Social e Sustentabilidade”. No segundo dia será a vez do diretor presidente da AGERH, Paulo Paim, falar sobre as estratégias de fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Fechando o evento, o meteorologia do IGAM Adelmo Antônio Corrêa apresentará um panorama da estiagem na bacia.

Visitas Técnicas

O segundo dia do IV Encontro de Integração será marcado por visitas técnicas. Após o almoço, os membros conhecerão a Fábrica de Produtor Lekker, que adotou um sistema de captação de águas pluviais e reutilização do recurso para fertirrigação. Em seguida, farão uma visita à nascente do Rio Guandu.

Confira a programação completa:

Dia 11 de agosto

17h00 – Café de boas-vindas
18h00 – Cerimônia de Abertura
19h30 – Palestra | Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Palestrante: Apolo Heringer Lisboa, ambientalista e fundador do Projeto Manuelzão
21h30 – Coquetel

Dia 12 de agosto

8h00 – Credenciamento e entrega dos kits
8h30 – Palestra | Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Palestrante: Paulo Paim, diretor presidente da AGERH
9h30 – Debate
10h00 – Água, café e prosa
10h30 – Palestra | Observação de Aves
Palestrante: Guto Carvalho, coordenador do Avistar Brasil
11h30 – Debate
12h00 – Almoço
13h00 – Visitas Técnicas

  • Fábrica de Produtos Lekker
  • Nascente do Rio Guandu

19h30 – Jantar

Dia 13 de agosto

8h00 – Panorama sobre a crise hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Doce
Palestrante: Adelmo Antônio Corrêa, meteorologista do IGAM
9h00 – Debate
9h30 – Água, café e prosa
10h00 – Reunião Plenária do CBH-Doce
Pauta: PIRH/PARHs e PAP-Doce
13h00 – Almoço de encerramento