Membro do CBH Manhuaçu participa de audiência sobre a Lei do FHIDRO na Assembleia Legislativa


13 nov/2023

O representante do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) e coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas – FMCBHs ,Senisi Rocha (Instituto Soledade) esteve junto com o coordenador-geral do Fórum Wilson Acácio, no último dia 07, no gabinete do deputado estadual Dr. Jean Freire, em Belo Horizonte/MG. A pauta principal do encontro foi o Projeto de Lei nº 2885/2021, que dispõe sobre o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais – Fhidro.

O Fhidro é uma pauta estratégica para o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos no estado de Minas Gerais. De acordo com o coordenador do FMCBHs, a reunião foi muito produtiva, pois serão garantidos subsídios para debater, no escopo projeto de lei, que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (ALMG), emendas de interesse do FMCBHs, que não foram acatadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM.

O coordenador do GT de Comunicação do FMCBHs, Senisi Rocha, destacou a importância desses encontros em prol da gestão das águas em Minas Gerais. “Nós estamos há algum tempo discutindo essa matéria em grupos de trabalho do Fórum Mineiro. Então, entendo que as articulações junto à ALMG representam um importante passo nas tratativas sobre a Lei do FHIDRO, visando conquistar benefícios para os CBHs e todo o Sistema Estadual de Recursos Hídricos”.

Os representantes do FMCBHs também estiveram reunidos com o assessor da deputada Leninha, vice-presidente da ALMG. Queremos garantir que os recursos do fundo, que somam aproximadamente R$ 800 milhões, sejam aplicados no território de nossas bacias hidrográficas. “A luta não é fácil, mas vamos insistir até que o plenário coloque em pauta esse importante projeto para as bacias, em prol do nosso objetivo principal: garantir água em quantidade e qualidade para a população”, enfatizou Wilson Acácio.