Presidente do CBH Águas do Rio Manhuaçu recebe Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu 


24 maio/2024

  Objetivo do encontro foi fortalecer a integração entre as entidades, a fim de fomentar ações conjuntas voltadas à saúde e ao meio ambiente

Com o objetivo de estreitar a relação entre as instituições e estabelecer uma agenda contínua de cooperação para aproximar os municípios da região, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), Genilson Tadeu, recebeu no município de Mutum a equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu.

Durante a visita foram discutidas diversas estratégias para fortalecer a integração entre os órgãos e promover ações conjuntas que beneficiem a saúde pública e a gestão ambiental.

Para o presidente do CBH Manhuaçu, a aproximação entre a SRS Manhuaçu e o CBH visa criar um canal de comunicação eficiente, facilitando a troca de informações e a coordenação de projetos que envolvam múltiplos municípios. “A ideia veio da SRS, com o objetivo de envolver mais os gestores de saúde dos municípios com o Comitê, uma vez que nós fazemos gestão de água e a água é o maior veículo para doenças e também para saúde”, destacou Genilson Tadeu.

Durante a reunião, ainda ficou acordado a abertura de uma agenda contínua, que permitirá um planejamento mais colaborativo, e a implementação de iniciativas que abordem questões de saúde e meio ambiente de forma integrada, uma vez que o esforço conjunto pretende, ainda, incentivar a participação ativa dos municípios nas decisões e ações que impactam diretamente suas comunidades.

“A visita marca o início de um compromisso renovado com a cooperação interinstitucional, destacando a importância da união de esforços para enfrentar os desafios regionais e promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população. Nas próximas semanas, vamos fazer outra reunião, com a participação da Gerência Regional de Saúde, e vamos fazer uma apresentação sobre o que é o Comitê e quais caminhos vamos somar para ajudar os municípios na área da saúde com relação a recursos hídricos”, concluiu.