Santa Rita do Itueto recebe conselheiros do CBH-Manhuaçu para 22ª Reunião Ordinária


1 set/2014

IMG_8079

A 22ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu foi realizada no último dia 7 de agosto, em Santa Rita do Itueto. O encontro reuniu conselheiros e convidados no salão paroquial da igreja católica do município.

A presidente do Comitê, Isaura Paixão, abriu o encontro e convidou o diretor geral do IBIO-AGB Doce, Ricardo Valory; o secretário executivo do CBH, Karone Marllus e o prefeito de Santa Rita do Itueto, Geraldo Ferreira Reis, para comporem a mesa. O prefeito do município deu boas vindas e agradeceu a escolha da cidade como sede do encontro. Em seguida, Ricardo Valory falou sobre as metas e desafios da gestão à frente da agência. “Um objetivo prioritário é apoiar e estruturar os comitês, porque nós acreditamos muito nessa gestão descentralizada de recursos hídricos, através dos CBHs e sociedade. A agência está aberta para receber todos vocês que queiram sugerir, dar opiniões de melhoria, criticas.”, afirmou Valory. O secretário executivo do Comitê fez a leitura da ata da reunião anterior, que foi aprovada após observações de conselheiros e convidados.

O técnico da Secretaria de Agricultura de Santa Rita do Itueto, Maurício Souza, fez uma apresentação com características econômicas, sociais e ambientais do município e falou da visita realizada pelos conselheiros à região. “Tivemos a experiência positiva de conhecer melhor alguns municípios da região e suas características. Gostaria de agradecer a participação de todos e convidá-los a voltar mais vezes”.

Dando sequência à reunião, Isaura apresentou as ações e eventos nos quais o Comitê esteve presente, como o Encontro de Educação Ambiental em Ouro Preto, a Reunião Ordinária em Ipanema, a Reunião do CBH-Doce em Governador Valadares, a Reunião de aprovação do Fhidro, entre outros. “Mesmo com todas as dificuldades, a gente não tem parado. A caminhada tem sido dura e eu gostaria de ressaltar a nossa vontade de melhorar e crescer sempre.” O vice-presidente do Comitê, Senisi Rocha, falou sobre as oficinas do Plano Municipal de Saneamento Básico promovidas pelo CBH-Manhuaçu. “Nós fizemos nove pré-oficinas e as pessoas puderam, de forma ativa, contribuir com a coleta de informações.”, destacou.

O coordenador de apoio ao sistema de gestão de recursos hídricos, Fabiano Henrique S. Alves, falou sobre o novo cronograma de publicação dos atos convocatórios. Segundo Fabiano, o objetivo é contratar, até meados de novembro, mais 99 planos, que passarão a ser executados em um período de doze meses. Ainda de acordo com Fabiano, as cidades que ainda não assinaram o termo de compromisso, terão que assinar um documento aditivo. “Através da experiência com os outros planos, sentimos a necessidade de colocar mais algumas responsabilidades ao município”, explicou.

Os conselheiros e profissionais convidados que participaram da Descida Ecológica aos Rios Manhuaçu e Doce fizeram um relato sobre a expedição, que contou com apresentação de fotos dos locais visitados pela equipe. A equipe que foi até a região de Santa Rita do Itueto e o local onde os moradores serão realocados em função da construção da PCH Barro Preto também falou sobre a visita.

Nos informes gerais, Karone Marllus contou sobre a participação do CBH no evento da SOS Mata Atlântica, realizado em Mutum. Ainda nos informes, a bióloga e gerente do Parque Sete Salões, localizado na região de Santa Rita do Itueto, falou sobre o local e suas belezas. A presidente do CBH-Manhuaçu fechou a reunião e informou que o próximo encontro será realizado no mês de outubro.

Nos informes gerais, Karone Marllus contou sobre a participação do CBH no evento da SOS Mata Atlântica, realizado em Mutum. Ainda nos informes, a bióloga e gerente do Parque Sete Salões, localizado na região de Santa Rita do Itueto, falou sobre o local e suas belezas. A presidente do CBH-Manhuaçu fechou a reunião e informou que o próximo encontro será realizado no mês de outubro.