Isaura Paixão: sua memória e atuação corajosa permanecerão


1 dez/2023

Dona de um espírito solidário e mobilizadora social singular, Isaura Paixão teve sua história inseparável à do Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu. Sua atuação começou em 2004, quando participou da fundação do colegiado, e foi até o último dia de sua vida, comprovando que a conscientização ambiental e a luta pela recuperação dos mananciais foram pilares e propósitos de sua existência.

Sua presença e colocações, impossíveis de ignorar, deram sentido ao protagonismo feminino na gestão das águas, por transcender a ocupação de cargos estratégicos, como a presidência. Um ponto marcante era a sua forma de atuação – quando entrava para o embate, era de forma agregadora e convincente, pois lançava o olhar para as pautas necessárias, coletivas e estratégicas, sempre mergulhada na vontade de fazer acontecer.

Com sorriso largo, abraço afetuoso e fala firme sempre deixava a mensagem de que todos nós somos responsáveis pelo futuro e que não existe o amanhã sem água. Em seu último depoimento, registrado no documentário Águas dos Vales, Isaura deixou claro que, “[cuidar dos rios] é um trabalho não só dos comitês, das prefeituras, mas de todos os cidadãos”.

Os conselheiros dos Comitês do Rio Doce se solidarizam com a família e amigos da Isaura Paixão e externam seu profundo pesar por essa perda.


“Isaura foi uma pessoa ímpar, espalhou sabedoria e afeto por onde passou e não mediu esforços para atuar em defesa da melhoria da qualidade e da quantidade das nossas águas. Ela nos deixa um legado inquestionável, principalmente de diálogo.”

Flamínio Guerra, presidente do CBH Doce


“Corajosa e determinada. Isaura foi uma referencia para nós conselheiros. Hoje cada passo e decisão que tomamos em nosso parlamento tem a sua digital.”

Genilson Tadeu, presidente do CBH Manhuaçu


Em carta aberta, a vice-presidente do CBH Manhuaçu, Flávia Dias destacou que “hoje, somos um grupo forte, mobilizado, responsável, abdicados, motivados, e todos os outros adjetivos que podem designar o fruto de sua atuação”, graças aos ensinamentos de Isaura. Leia aqui a carta na íntegra


“Isaura imprimiu em nosso comitê o DNA da mobilização social. Hoje temos uma entidade extremamente articulada e mobilizada graças à essa herança que ela nos deu desde a fundação. Foi um privilegio ter a companhia e os ensinamentos desta guerreira em minha caminhada.”

Senisi Rocha, secretário do CBH Manhuaçu


“Ao mesmo tempo em que defendia nossas águas com uma garra voraz, acolhia a todos com ternura de mãe. Mobilizadora incansável, Isaura era a cara do Manhuaçu, que, assim como ela, se caracteriza pela articulação e pela capacidade ímpar de agregar os mais diversos interesses em prol de um objetivo comum. Referência de luta e exemplo da potência feminina, conduziu o comitê com maestria e, eu, ainda menina quando a conheci, tive minha formação – humana e profissional, impactadas por um ser humano diferenciado, que me trouxe ensinamentos e memórias que guardarei para sempre. Gratidão eterna e terna àquela que foi, para mim, uma mestra.”

Juliana Vilela, secretária executiva dos Comitês da Bacia do Rio Doce


“Isaura Paixão deixa um legado de luta pela melhoria da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Manhuaçu. O céu ganhou de presente uma guerreira em defesa das aguas! Descanse em Paz! Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.”

Maria de Lourdes Amaral, Gerência de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas e Articulação à Gestão – IGAM


“O espaço  aqui é pequeno para que eu possa  narrar a forma que esta mulher conduziu o CBH Manhuaçu, bem como suas posições firmes em defesa da quantidade e qualidade em nossas bacias hidrográficas.  Isaura, a sua partida muito nos entristeceu, mas o legado deixado por você  contribuiu sobremaneira para as nossas trinta e seis bacias hidrográficas mineiras. Como as conselheiras e conselheiros de nossos comitês gostavam de você!”

Wilson Acácio, presidente do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica 


Homenagem 

Durante última plenária do CBH Manhuaçu, em outubro de 2023, houve uma homenagem dos membros do comitê a Isaura Paixão, figura fundamental na construção do CBH Manhuaçu e na luta pelas causas ambientais na região. No comitê, Isaura foi presidente e sempre acompanhou de perto a gestão dos recursos hídricos na Bacia do Rio Manhuaçu e também de toda a Bacia do Rio Doce.

Assista:


Veja aqui o episódio do CBH Manhuaçu na série Águas dos Vales com a participação da Isaura Paixão


Atuação em fotos